Mídia

Pesquisa aponta tendências de comportamento e consumo dos heavy users de internet nas redes sociais

Estudo realizado por JeffreyGroup e IdeaFix na Campus Party mostra que maioria utiliza notebook em casa, navegam por mais de seis horas diárias e são gamers

São Paulo, 06 de junho de 2012 – Se há um lugar onde a nata geek se reúne, este lugar é a Campus Party Brasil – o maior acontecimento de inovação, entretenimento e cultura digital do mundo. Para conhecer os hábitos de consumo e comportamento desses heavy users da Internet, foi realizado o estudo inédito “Empresas e consumidores nas mídias sociais 2012”. Foram entrevistados 500 jovens, que expuseram suas opiniões e percepções em relação à atuação de empresas e marcas nas mídias sociais.

Os resultados apresentados pela agência de comunicação integrada JeffreyGroup e pelo instituto de pesquisa  Ideafix Estudos Institucionais, mostram que os entrevistados passam mais de seis horas conectados por dia (58%), acessam a web principalmente de casa (85%, com menção honrosa ao “todos os lugares”, com 35%) e são gamers (67%). 78% do público são homens e 69% têm de 18 a 23 anos.

Os dados de “por onde navegam” revelam tendências importantes para a indústria, indicando que há um grande espaço para o crescimento da navegação móvel. Dos entrevistados, 90% usam notebooks ou netbooks para navegar, seguidos pelos desktops (com 58%), celular (57%) e tablets (16%). As redes sociais lideram os motivos da navegação (75%), seguidas por email (68%), pesquisa (62%) e notícias (60%).    

Dois terços dos entrevistados declaram ser gamers, com 45% deles jogando entre duas a três horas por dia, inclusive por celular, como mostram os dados a seguir. O PC/Windows é a plataforma predominante (78%), seguido pelos consoles Xbox (27%) e PS3 (24%), Android (20%), Wii (11%) e iOS (10%).

Internautas corporativos

Diante deste quadro comportamental, perguntas que agregram como as empresas podem interagir com os internautas fizeram parte da pesquisa. 73,5% da amostra diz seguir o perfil de empresas e que, na hora de definir a compra, leva em consideração grande parte das informações divulgadas, como: detalhes dos produtos, sustentabilidade e ações sociais, bom atendimento, qualidade do produto e serviço, interação, relatos positivos dos consumidores, produtos inovadores e diferenciados, atuação nas redes sociais e suporte pós-venda.

Para Gerson Penha, Diretor Geral da JeffreyGroup, o estudo deste ano evidencia a importância do relacionamento entre empresas e usuários nas mídias sociais. “Em 2010, a pesquisa registrou o boom de adesão às mídias sociais no Brasil e a manifestação sobre empresas e produtos. No ano passado, mostrou a valorização da presença das marcas, desde que não fosse invasiva ou oportunista. Este ano, os consumidores aparecem mais conectados, dispostos a trocar ideias, conscientes de seu poder de influência e até mesmo dando preferência às empresas que estão na rede”, diz.

E o que os consumidores esperam da participação das empresas? Mais do que apenas divulgar os seus produtos, elas devem estar abertas ao diálogo. Segundo Suzel Figueiredo, Diretora-Presidente da Ideafix Estudos Institucionais, a interação e o bom atendimento ao cliente aparecem como itens que influenciam não apenas a aceitação das marcas, mas a própria decisão de compra. Enquanto promoções são apontadas por cerca de 30% como ações que incentivam a compra de produtos e serviços, mais de 40% apontam como estímulo as ações de comunicação e relacionamento.

Acesse o estudo completo em:  slidesha.re/JSHLYH

Sobre JeffreyGroup

Com escritórios em Miami, Nova York, São Paulo, Cidade do México e Buenos Aires, além de uma rede de parceiros locais em 23 países, a JeffreyGroup é uma das principais agências de comunicação da América Latina. No Brasil desde 1998, a JeffreyGroup desenvolve programas de comunicação para algumas das mais importantes empresas e marcas globais com uma equipe de profissionais que conhece as oportunidades e desafios de um mercado dinâmico e complexo como o brasileiro. A JeffreyGroup é uma agência independente com padrões e processos de classe mundial e oferece a seus clientes serviços de comunicação e marketing com a excelência das grandes agências internacionais, temperados com agilidade e atenção personalizada.

Sobre IdeaFix

A Ideafix Estudos Institucionais é um instituto voltado para consultoria e estudos corporativos. Seu trabalho é ouvir e entender os interesses dos diversos públicos de relacionamento de uma organização – funcionários, acionistas, clientes, comunidades, formadores de opinião, consumidores, fornecedores, governo. Com o objetivo de contribuir para a construção de relacionamentos sustentáveis entre as corporações e seus stakeholders, a Ideafix realiza pesquisas de satisfação, comunicação externa e interna, imagem, perfil, meios de comunicação, projetos sociais, campanhas e relacionamentos, identificação de atributos e valores, comunicação de concorrência e pesquisas de oportunidade – entre outras.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.