Guia de Produtos

IBM lanša o System z15 com recursos de privacidade de dados inovadores no setor

Salvador, 08/10/2019 - A IBM anuncia ao mercado o z15, uma nova plataforma empresarial que oferece a capacidade de gerenciar a privacidade de dados do cliente em ambientes multicloud híbridos. Com o z15, os clientes podem gerenciar quem acessa dados por meio de controles baseados em políticas, com uma capacidade sem precedentes de revogar o acesso a dados imediatamente na nuvem híbrida.

A circulação de dados entre contrapartes e com terceiros geralmente é a principal causa das violações de dados. De acordo com uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto Ponemon em parceria com a IBM, 60% das empresas relataram ter sofrido uma violação de dados causada por um provedor ou um terceiro em 2018. Com a crescente adoção de ambientes multicloudhíbridos, o desafio de manter a segurança e a privacidade dos dados é maior e mais complexo.

O novo sistema inovador z15 é fruto de uma parceria entre IBM Systems e IBM Research, que possibilitou o fornecimento de containers Docker para a plataforma, projetados para oferecer escalabilidade de container e vantagens de segurança no mercado. Os serviços do Docker desenvolvidos pela IBM Research no z15 permitem que os containers do Docker sejam executados em uma densidade mais alta, com maior segurança e maior escalabilidade. Com isso, o z15 é um sistema ideal para cargas de trabalho na nuvem.

Além disso, o z15 representa quatro anos de desenvolvimento dentro da IBM – com mais de 3 mil patentes IBM Z emitidas ou em processo. As principais inovações do sistema, com base nesse investimento, incluem:

•  Criptografia geral - Usando criptografia generalizada a IBM introduziu a nova tecnologia Data Privacy Passports, que os clientes podem usar para controlar como os dados são armazenados e compartilhados, permitindo que suas informações sejam protegidas e provisionadas, além de revogar o acesso aos dados a qualquer momento, não apenas no ambiente z15, mas também em todo o ambiente multicloud híbrido de uma empresa. O z15 também pode criptografar dados em qualquer lugar – em todo o espectro de ambientes multicloud híbridos – para ajudar as empresas a garantir a segurança de seus dados, onde quer que circulem.

•  Desenvolvimento nativo da nuvem - oferece aos clientes uma vantagem competitiva, transformando a maneira como eles modernizam os aplicativos instalados, constroem novos aplicativos nativos para a nuvem e integram com segurança as cargas de trabalho mais importantes entre diferentes nuvens.

•  Recuperação instantânea - Essa é uma abordagem pioneira do setor que permite limitar o custo e o impacto dodowntime programado e não programado do sistema e permite que os usuários acessem a capacidade total do sistema para minimizar interrupções e reinicializar os serviços IBM Z, fornecendo um aumento temporário na capacidade de se recuperar rapidamente por tempo perdido.

A nova fase da transformação digital: mover as cargas de missão crítica para a nuvem

Atualmente, as empresas já completaram os primeiros 20% de sua jornada para a nuvem. Considerando este cenário, o sistema z15 está posicionado de forma exclusiva para ajudar as empresas a darem o próximo passo em seus esforços de transformação digital: transferir trabalhos de missão crítica (os outros 80%) para a nuvem. Para isso, oferece uma plataforma de disponibilidade hipersegura, ágil e com disponibilidade contínua.

No centro de uma estratégia de nuvem híbrida segura, o z15 pode processar até um trilhão de transações web por dia, suportar bancos de dados massivos e escalar para 2.4 milhões de contêineres Docker em um único sistema z15, até 2.3 vezes mais contêineres Docker por núcleo em uma LPAR z15 versus uma plataforma x86 de metal puro comparável, executando uma carga de servidor web idêntica. O z15 também ajuda os clientes a enfrentarem desafios de latência de missão crítica, oferecendo até 30 vezes menos latência e até 28 vezes menos utilização da CPU, compactando dados seguros de transações web antes da criptografia usando o Integrated Accelerator para z Enterprise Data Compression, em vez de usar compactação de software.

"O Bradesco é uma empresa comprometida com a inovação e o progresso constante e fomos pioneiros na implementação de muitos tipos de tecnologias. Em 1982, lançamos o primeiro modelo de atualização de contas online no Brasil e realizamos a primeira operação de teleprocessamento bancário no país - tudo em execução na Plataforma de mainframe da IBM ", ressalta Waldemar Ruggiero, diretor de infraestrutura de TI do Bradesco. "Quase 40 anos depois, continuamos executando todos os principais dados bancários no mainframe e confiamos no z15 para oferecer mais poder de processamento, resiliência, segurança e flexibilidade, para que possamos entregar novos produtos e serviços com mais rapidez aos nossos clientes", complementa Ruggiero.

Controles de privacidade centrados em dados

O Data Privacy Passports é uma solução consolidada de privacidade de dados que não apenas amplia a capacidade dos clientes de fornecer privacidade, protegendo os dados locais no nível da infraestrutura, mas também permite que eles provisionem regras de dados para gerenciar o acesso de usuários individuais em várias nuvens privadas, públicas e híbridas no nível de dados. O sistema z15 consegue isso com:

•  Proteção de dados onde quer que eles sejam. Proteger os dados hoje é um desafio pela simples razão de que os dados não permanecem no mesmo local e as soluções geralmente são fragmentadas ou isoladas. A solução Data Privacy Passports resolve esse desafio com a introdução do Trusted Data Objects (TDO), que permite que a proteção seja centrada nos dados e possa se mover com os dados.

•  Privacidade com uso controlado de dados. A solução Data Privacy Passports permite que uma organização estabeleça e aplique uma política de privacidade de dados para toda a empresa, na qual diferentes visualizações de dados surgem para diferentes usuários, com base em sua necessidade de conhecimento. A tecnologia Trusted Data Objects também pode ser usada para evitar conluios entre proprietários de dados que podem levar ao uso indevido de dados.

•  Consumo verificável de dados. Acompanhe o caminho completo da transformação de dados do ponto de origem ao ponto de consumo, com um ponto central de auditoria e conformidade para todo acesso e agregação de dados.

•  Gerenciamento de chaves integrado. O Data Privacy Passports fornece todo o gerenciamento de chaves necessário para objetos de dados confiáveis, criados e distribuídos por toda a empresa. Isso reduz bastante a complexidade da implementação das soluções e fornece um gerenciamento simples dos dados que circulam entre os diferentes sistemas.

Trabalho de missão crítica realizado sem perda de tempo

Quanto ao tempo de inatividade programado e não programado, o Instant Recovery permite que os clientes liberem todo o potencial do z15, ativando os núcleos integrados para que o sistema funcione novamente e, ao mesmo tempo, recupere as transações comerciais 2,5 vezes mais rápido do que anteriormente era possível. Isso permite:

•  Acelerar o time to value. Aproveitando o potencial de capacidade extra no sistema, você pode reduzir o downtime e restaurar serviços rapidamente, além de usar a capacidade extra para processar rapidamente transações atrasadas. O sistema IBM z15 possui 12% mais núcleos que o z14 e 25% mais memória que o z14 para ajudar a atender às necessidades dos negócios digitais atuais.

•  Utilização ilimitada. Ao permitir o uso da Instant Recovery quantas vezes o negócio exigir, os usuários terão mais flexibilidade para responder a novos requisitos, bem como a solicitações de manutenção existentes.

•  Não tem impacto nos custos. Essa abordagem líder do setor pode ser usada reduzindo o custo e o impacto do tempo de inatividade para os negócios a zero no software IBM.

IBM Z e armazenamento no centro de uma nuvem híbrida segura

Em maio, a IBM anunciou recursos-chave para posicionar ainda mais o IBM Z como ponto focal de uma estratégia de nuvem híbrida segura que inclui z /OS Container Extensions e z/OS Cloud Broker, facilitando a criação e o gerenciamento de aplicativos para desenvolvedores, ambos disponíveis no z15. Os clientes também poderão aproveitar o Tailored Fit Pricing for IBM Z, um modelo simples de precificação em nuvem para o ambiente de TI de negócios de hoje, projetado para oferecer transparência e flexibilidade na precificação baseada no consumidor, com economias de escala para cargas de trabalho no IBM z/OS.

Além do z15, a IBM anunciou hoje um novo sistema de armazenamento corporativo de última geração, o IBM DS8900F, projetado especificamente para ambientes multicloud híbridos de missão crítica. A próxima geração do sistema de armazenamento IBM DS8900F oferece segurança cibernética abrangente, disponibilidade de dados e resiliência de nível superior.

O IBM DS8900F oferece aos clientes um tempo de disponibilidade superior a 99,99999%, várias opções de recuperação de desastre com tempo de recuperação quase zero para garantir a proteção de dados e a maior velocidade de resposta dos aplicativos no mercado. Com esses novos serviços de armazenamento de classe corporativa, os clientes IBM Z agora têm um novo nível de controle para armazenar seus dados onde faz mais sentido econômico e comercial, mantendo a resiliência, a disponibilidade e o maior desempenho aprimorado na indústria.

Financiamento global

As ofertas do IBM Global Financing para z15 incluem programas de leasing personalizados com planos de pagamento alinhados aos benefícios comerciais, para clientes com classificações de crédito que desejam atualizar de modelos anteriores ao z15, converter seu próprio IBM Z em um plano de leasing junto com o upgrade, ou adquirir um novo z15.

Sobre IBM Z

O IBM Z baseia-se nos recursos do mecanismo de transações mais poderoso do mundo, que está no centro das operações de negócios atuais:

  • O z15 pode executar até 1 trilhão de transações web por dia em um único servidor z15;
  • 87% de todas as transações com cartão de crédito e quase US$ 8 trilhões em pagamentos por ano;
  • 29 bilhões de transações em caixas eletrônicos a cada ano, com um valor de quase US$ 5 bilhões por dia;
  • 4 bilhões de voos de passageiros todos os anos;
  • Mais de 30 bilhões de transações por dia, mais do que o número diário de pesquisas do Google;
  • 68% das cargas de trabalho de produção do mundo, com apenas 6% do custo total de TI.

 

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.