Guia de Software e Serviços

Contato em tempo real aumenta vendas das MPEs na internet

Com atendimento personalizado e em tempo real, ferramenta de chat online melhora experiência de compra e venda

Salvador, 15 de maio de 2012 - A ferramenta de chat online pode ser uma aliada muito poderosa para as empresas que querem investir nas vendas pela internet, pois contribui para facilitar o atendimento aos possíveis novos clientes. O chat online permite que a empresa que está na internet tenha a experiência do varejo real, do contato direto com o cliente.

Para os micros e pequenos empresários, vender na internet é algo novo e que requer muito empenho para alcançar o sucesso esperado. No caso das empresas que vendem serviços, o trabalho é mais delicado, já que os clientes não estão visualizando um produto, mas apenas o detalhamento dos serviços prestados. Por essa razão, o chat online pode ser uma ótima ajuda  para o primeiro contato com os possíveis clientes. A empresa pode tirar dúvidas, sugerir produtos ou serviços, ficar por dentro das preferências do cliente, entre outros.

De acordo com Luiz Piovesana, diretor da Empreendemia, rede social para empresas que lançou recentemente um chat online, a interação em tempo real promovida pelo chat pode ser decisiva para o cliente decidir comprar ou não em sua empresa. “O chat aumenta as chances da venda pela internet porque mostra que a empresa está ali, não é suspeita. A ferramenta dá mais credibilidade e deixa os potenciais clientes satisfeitos, pois eles podem tirar suas dúvidas em tempo real”, explica.

Karen Nucci Braga, diretora de vendas da Brasil Dream Tur, agência de viagens nacional e internacional, testou o chat da Empreendemia e teve bons resultados. “Descobrimos que existem muitos clientes potenciais na internet. Por meio do chat, identificamos a necessidade do cliente e partimos para outra etapa, que é a troca de e-mails e atendimento por telefone”, explica.

Karen destaca que é preciso ter clareza e rapidez nas respostas para identificar a necessidade do cliente. Se unirmos agilidade e conhecimento do produto, causando uma boa impressão, podemos ganhar um novo cliente neste primeiro atendimento”, completa. Segundo ela as vantagens do chat são várias: a divulgação do produto para potenciais clientes de vários locais ao mesmo tempo, atendimento rápido e objetivo e meio de propaganda barato e eficaz que atende clientes já selecionados.

Como aproveitar os recursos oferecidos pelo chat

Para obter retorno positivo com o uso do chat, Piovesana selecionou algumas dicas importantes. Confira.

Procure ficar sempre online; Seja rápido e objetivo no seu contato com os potenciais clientes;

Não demore para atender;

Seja prestativo;

Sempre que possível, tire as dúvidas dentro do chat;

Não seja passível na conversa;

Preencha de maneira completa o perfil de sua empresa no seu site;

Alinhe o atendimento via chat com as outras ferramentas que utiliza por meio de seu site.

Sobre a Empreendemia

No ar desde o final 2009 e criado por um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP), o Empreendemia funciona como uma rede social em que empresas podem facilmente expor seus serviços e produtos. Com uma interface extremamente amigável, é possível criar rapidamente uma página para a empresa e já entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores.

O site permite também a interação entre empresas na forma de troca de cartões virtuais. Uma companhia pode convidar outras para participar da rede ou procurar no diretório (organizado por estados ou por setor). Atualmente, o Empreendemia conta com mais de 13 mil empresas de todo que utilizam a ferramenta e que já fizeram mais de 130 mil trocas de cartões.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.