Guia de Software e Serviços

Stefanini consolida estratégia de provedora global de serviços de tecnologia para instituições financeiras

Diversidade de produtos e serviços diferencia oferta da empresa com soluções desenhadas para as novas necessidades do mercado

São Paulo, 19 de  junho de 2012 – A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de serviços baseados em tecnologia, participa da 22ª edição do Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras - que ocorre entre os dias 20 a 22 de junho do Expo Transamérica, em São Paulo. Durante o evento, que tem como tema “A Sociedade Conectada”, a Stefanini irá apresentar todo seu portfólio “Banking as a Service” de produtos e serviços para o mercado financeiro, uma das verticais mais importantes da empresa e que responde por 33% do faturamento.

Mais de 90% dos bancos privados do Brasil são atendidos por serviços da companhia, incluindo os vinte maiores bancos do País, os cinco maiores mexicanos, as duas principais operadoras de cartão e clientes globais como HSBC e Santander. Segundo Marcos Monteiro, diretor de Consultoria de Negócios da Stefanini, a empresa vem investindo globalmente em ferramentas que reforcem o posicionamento da empresa como parceira de negócios dos seus clientes.

Para atender a esta demanda, a empresa vem focando sua estratégia em complementar sua oferta de produtos e serviços para o mercado, que englobam gestão de risco, controladoria, prevenção à lavagem de dinheiro, gestão de crédito, de microcrédito, trade finance, soluções de mobilidade, administrativo (ERP, RH), entre outros.

Para a sua participação, a Stefanini está apresentando sua oferta de produtos e serviços, com destaque para soluções de Digital Solutions, Core Banking, Financial Services e Security. Toda concepção e design do stand estão baseados nestas quatro frentes que reúnem todo conceito do portfólio “Banking as a Service” da empresa.

Aquisições projetam a Stefanini como mais completa parceira de soluções de negócios baseadas em tecnologia para bancos e instituições financeiras

Desde que foi anunciada a estratégia de crescimento da Stefanini, por meio de aquisições, o mercado financeiro esteve na mira da empresa. Globalmente, por meio de aquisições que reforçavam a atuação da empresa em tamanho e localmente, ou com outras que complementaram seu portfólio de produtos e serviços para este mercado. A ação ganhou um reforço importante com a aquisição, há dois meses, da Orbitall, maior processadora de cartões do Brasil e da Uruguaia Top Systems, no mês passado.

A oferta de produtos e serviços que foram agregados após as aquisições serão apresentadas pela Stefanini, durante o CIAB dentro do espaço direcionado a Core Banking, com produtos Top Systems e Financial Services, com os serviços agregados da Orbitall.

Atuando no desenvolvimento de soluções para as mais diversas necessidades do mercado de cartões e instituições financeiras, a Orbitall complementou a oferta da Stefanini para o mercado financeiro.

Com uma completa plataforma de serviços financeiros, a Stefanini passou a atuar no mercado de BPO transacional que tem forte conteúdo tecnológico. A Orbitall trouxe esta expertise para a Stefanini e é pioneira nesse negócio, agregando uma marca forte e um corpo técnico de reconhecida competência.

A nova plataforma de serviços financeiros da Stefanini passa a contar com soluções completas nos segmentos de cartões consignados, híbridos, private label, alimentação, refeição, pré-pagos, gift cards e instituições financeiras.  Além disso, oferece serviços exclusivos, como análise de portfólio, sistemas de rede neural na prevenção à fraude e gerenciamento de escritórios de cobrança, sempre aplicando o modelo de gestão dos processos e serviços por meio de Service Level Agreements (SLA).

Entre outros serviços que a Stefanini estará apresentando no CIAB, destaca-se análise de crédito de propostas, que contemplam todos os passos para a validação de novos clientes, incluindo a verificação de fraude de cadastro e aplicação de políticas de “Credit Score”.

Compõem ainda o portfólio de serviços, emissão de senhas, de faturas e cartas, atendimento via call center, serviços de cobrança, em âmbito nacional e relacionamento com bandeiras com total entendimento das atividades ligadas ao suporte dos emissores. Isto permite que o trabalho seja direcionado para agregar mais valor ao negócio do cliente, considerando suas especificidades e exclusividades.

Softwares de gestão compõem a oferta da Stefanini após aquisição da Top Systems

Estabelecida em 1987 e reconhecida por suas soluções bancárias na América Latina, Caribe e Europa, a uruguaia Top Systems trouxe reforço para sua oferta de produtos específicos para o mercado financeiro por meio de softwares de gestão (core) para instituições financeiras e que contemplam soluções para bancos, microcrédito e compliance.

Batizadas de Topaz, as soluções da Top Systems podem realizar todas as etapas da gestão bancária, permitindo que instituições financeiras de qualquer tamanho possam transformar seus processos de core bancário com mais agilidade, facilidade e segurança, uma vez que todas as etapas serão realizadas em um único software. “A aquisição da Top System possibilitou à Stefanini ofertar uma solução diferenciada em core banking por meio de uma plataforma única e distribuída. Dessa forma, o cliente otimiza a gestão, segurança e comunicação”, afirma Marcos Monteiro, diretor de Business Consulting da Stefanini.

O executivo completa, ainda, que as soluções Top Systems utilizam a metodologia SOA (arquitetura orientada a serviços) e arquitetura Java, plataforma aberta que integra novas tecnologias com muito mais facilidade. Entre os atributos que as ferramentas Topaz trazem, destacam-se soluções para gestão de crédito, gestão de microcrédito, tesouraria, gestão de risco, trade finance e prevenção à lavagem de dinheiro.

Ferramentas para otimização dos processos bancários

Centralizar todos os serviços inerentes aos processos bancários em um único parceiro será uma das vantagens competitivas que a Stefanini estará apresentando no Ciab 2012 dentro do conceito “Digital Solutions”. “Os visitantes do evento poderão simular, no estande da Stefanini, a montagem de uma solução pontual para processamento de todo banco”, explica Marcos Monteiro, diretor de Business Consulting da Stefanini.

Para compor a solução, a empresa estará demonstrando os diferenciais da Stefanini Document Solutions, especializada na leitura e processamento automático de documentos. Adquirida em 2008 pela Stefanini, a empresa oferece tecnologia útil e poderosa para os bancos, utilizando o processo de captura de imagens de cheques por meio da digitalização e transmitindo eletronicamente para a compensação.

Entre as ferramentas apresentadas estão, eForm App & SDK®, uma solução focada no processamento de qualquer tipo de imagem de formulário impresso e guias; o Image, que é a binarização de imagens coloridas e em tons de cinza, assim como correção, alinhamento, inclinação, filtros de limpeza e tratamento de imagem, possui também características específicas para atender as exigências da FEBRABAN na truncagem de cheques.

A Stefanini também demonstrará a ferramenta  eForm Cheque, plataforma de reconhecimento de imagens de cheques bancários, com arquitetura distribuída e de alta disponibilidade, permitindo o processamento de grande volume de documentos em paralelo; além do eFormChequeInfo para verificação das características da imagem e compatibilidade e outras ferramentas para prevenção de fraudes em cheques e gestão de acervo de documentos digitalizados.

Parceria com Adobe complementa oferta da Stefanini em Digital Solutions

Além disso, a recém anunciada parceria da Stefanini com a Adobe também será reforçada na edição deste ano do CIAB. Nos três dias do evento, os visitantes que passarem pelo estande da Stefanini poderão conhecer a ferramenta Adobe Web Experience Management (WEM), tendência em software para gerenciamento de conteúdo digital.

A Adobe Web Experience Management (WEM) é uma solução customizável que oferece uma suíte de ferramentas integradas que possibilita ao usuário criar, gerenciar e otimizar a experiência do cliente on-line. A WEM permite o desenvolvimento e a implementação de maneira rápida, colaborativa e efetiva de recursos multiplataformas, como web, mobile e mídias sociais sem a necessidade de conhecimento técnico ou dependência de suporte de TI. Com a WEM é possível ainda monitorar o que estão falando da marca na internet, possibilitando obter uma visão ampla e estratégica das ações digitais na internet.

Stefanini Vanguard destaca portfólio de Segurança da Informação

Durante os três dias do CIAB 2012, a Stefanini Vanguard apresentará seu portfólio Stefanini Security Framework, em parceria com a IBM, que abrange tudo que diz respeito à segurança da informação, desde gerenciamento de conformidade e risco a gestão de infraestrutura segura.

De acordo com Danielle Franklin, diretora executiva da Stefanini Vanguard, com o crescimento das redes sociais, da consumerização e uso de cloud computing, os Chiefs Security Officers (CSO) estão revendo as políticas de segurança em sua empresa e buscando ferramentas de proteção que atendam às demandas de seu negócio. “Num mercado que cresce 30% ao ano, a Stefanini tem uma oferta consistente de soluções que agrega valor ao negócio de seus clientes”, afirma a executiva.

Diante da necessidade de gerenciamento de identidade e de acesso - IAM, a Stefanini vem agregando valor aos projetos de seus clientes com o uso do IBM Identity and Access Manager, que permite, em linhas gerais, administrar o ciclo de vida de usuários e os controles de acesso do mesmo dentro da empresa. Cada usuário passa a ter um perfil gerenciado de forma centralizada.

A empresa também disponibiliza soluções que protegem os dados e as aplicações dos clientes, gerenciando as políticas de segurança e garantindo seu cumprimento. O IBM Security Information and Event Management faz o gerenciamento da conformidade, de acordo com as regulamentações da empresa, permitindo a configuração de ferramentas de auditoria. Dispõe ainda de solução que gerencia estações de trabalho, identificando vulnerabilidades no sistema, a fim de prevenir ataques externos e ajudando na melhoria dos processos de segurança junto aos usuários dos desktops, prevenindo perda de dados internamente.

A mais recente informação em nosso portfólio veio a partir de uma solução recente da IBM – a I2, que promove o relacionamento entre informações em grandes bases, permitindo abrir processos investigativos e análise de possíveis fraudes dentro das empresas. Tecnologia que já é utilizada por organizações como a Polícia Federal, Polícia Civil dos Estados.

Entre os projetos da Stefanini Vanguard em instituições financeiras, destacam-se atualmente os desenvolvidos no Banco Bonsucesso e Banco Mercantil, em Belo Horizonte.

Sobre a Stefanini

A Stefanini é uma multinacional brasileira com 25 anos de atuação no setor de Serviços em tecnologia e presente em 30 países. Totalmente verticalizada por segmento de indústrias, a consultoria possui grande expertise no mercado financeiro (atende as dez maiores instituições financeiras do País), telecomunicações, seguradoras e governo.

Sua oferta de serviços abrange Consultoria, Integração, Desenvolvimento de Soluções e Outsourcing para Aplicativos e Infraestrutura; e ainda BPO para processos de negócios. Reconhecida mundialmente, a Stefanini está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo (BBC News) e no Brasil foi premiada por cinco anos consecutivos pela Infoexame de 2005 a 2009 como a melhor no segmento Fábrica de Software e Integração; e a primeira colocada, pela terceira vez, no ranking “Tecnologia - software e serviços”, da revista Isto É Dinheiro 2011.

Classificada como a segunda empresa nacional mais internacionalizada pelo ranking da Fundação Dom Cabral, a Stefanini também é apontada pelo Black Book of Outsourcing Report como melhor empresa de outsourcing da América Latina. Foi incluída pela International Association of Outsourcing Professionals (IAOP) na lista das 100 melhores empresas de Outsourcing do mundo e recebeu o prêmio “Excellence in Globalization 2010, concedido pela Frost & Sullivan como a empresa número um com melhores práticas na América Latina.

Para mais informações: www.stefanini.com ou www.twitter.com/stefaniniglobal  

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.