Guia de Software e Serviços

Zimbra: ZTOOL otimiza plataforma com funcionalidades extras

Solução brasileira agrega recursos de segurança e armazenamento à suíte de colaboração open source

Salvador, 15/06/2015 Utilizado por mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo, o Zimbra é uma plataforma open source de e-mail que pode ser encontrada em muitas empresas e entidades governamentais. O software possui recursos limitados em sua versão gratuita e muitos usuários acabam não aderindo à paga devido ao seu alto custo. O ZTOOL é uma solução para agregar diversas funcionalidades extras ao programa, boa parte delas com foco na segurança, por um valor mais baixo que a licença premium do fabricante.

O ZTOOL é desenvolvido desde 2009 e está em sua 6ª versão, disponibilizada para venda online este ano. Entre outras características, ele facilita o processo de auditorias de mensagens trocadas no servidor – mesmo que elas tenham sido deletadas pelos autores. “Isso é especialmente importante porque a legislação determina que órgãos públicos mantenham o histórico desse tipo de informação por longos períodos”, explica Marcelo Soares, um dos criadores do programa.

A plataforma também otimiza o espaço necessário para o armazenamento de mensagens por meio de um algoritmo que elimina a duplicação na área de backup as que são repetidas. “Como diminui a quantidade de discos rígidos necessários para manter os backups, em alguns casos, esse recurso significa uma economia de até 80% em relação até mesmo à versão paga do Zimbra”, conta Soares.

Além disso, o ZTOOL processa backup em tempo real, sem necessidade de uma ”janela” pré-programada para que isso ocorra. “Antes mesmo de um e-mail chegar ao destinatário, ele já está armazenado no backup e na auditoria”, diz Erlon Pinheiro, outro criador do software. Há, ainda, a possibilidade de integrar as contas de e-mails com serviços de diretório como Active Directory e OpenLDAP, ferramentas que unificam em um único local todas as informações de acesso da empresa, facilitando o dia a dia da gestão das contas.

O ZTOOL emprega o HSM (Hierarchical Storage Management), em que é possível utilizar múltiplos volumes de armazenamento de forma otimizada. O software, então, encarrega-se de distribuir as mensagens entre esses volumes sem comprometer a performance de uso. “Em outras palavras, a ferramenta permite disponibilizar grandes caixas postais para os usuários com um custo até 90% inferior se comparado aos altos investimentos em estruturas de storages”, afirma Pinheiro.

Para provedores de serviços, há ainda recursos de administração e tarifação para oferecer cloud mail aos usuários, funcionalidade que não existe na versão paga do Zimbra.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.