Guia de Software e Serviço

TOTVS coloca app móvel na mão do operador mantenedor

Salvador, 18/04/2018 - Sabe-se que a manutenção de máquinas e equipamentos está entre os maiores custos dos produtores do setor sucroenergético que possuem frota própria. Juntamente com recursos que envolvem a sua atividade core, como matéria-prima e insumos defensivos, este é um tema que, certamente, preocupa os empresários brasileiros. Dessa forma, não deixar que uma operação secundária afete diretamente os seus resultados é um grande desafio de negócios.

É com este olhar, para as dores específicas dos segmentos em que atua, que a TOTVS traz ao mercado uma nova forma das empresas melhorarem a sua eficiência na manutenção de frotas. Dentro do conceito da Agricultura Digital, a companhia desenvolveu um aplicativo móvel, que leva para o operador mantenedor das máquinas, o controle que precisa no seu dia a dia. Ele passa a ter, na palma da mão, uma solução para apontar e organizar todas as ocorrências com os equipamentos e os reparos que foram realizados. Contar com este tipo de aplicação pode resultar em uma redução de cerca de 10% nos custos de manutenção e no aumento de até 20% da disponibilidade da frota.

Na prática, a solução, batizada de Operador Mantenedor, oferece um check list pré-configurado, de acordo com o tipo de frota de cada empresa. Assim, já no início da sua jornada, o profissional faz apontamentos importantes sobre o estado do equipamento que irá utilizar, como, por exemplo: níveis de óleo, água e fluido de freio. Além disso, ele registra sempre que for necessário fazer algum tipo de reparo, determinando se isso pode ser resolvido por ele, como a troca de uma lâmpada queimada, ou se é um impeditivo para que a máquina trabalhe naquele dia e seja preciso encaminhá-la à oficina.

Vale ressaltar que tudo isso é feito usando um smartphone, no campo, exatamente de onde começa a rotina do operador. A tecnologia garante o dueto de “mobilidade + segurança” para a operação agrícola, pois, ao mesmo tempo em que foi desenvolvida sob o conceito mobile first, também foi pensada para superar as barreiras da conectividade no Brasil. Sendo assim, mesmo quando não há Internet, ela continua a armazenar os dados, que são, automaticamente, transmitidos quando o sinal é restabelecido, garantindo que nenhuma informação se perca no caminho.

A resposta sobre como este tipo de solução faz, realmente, a diferença para as empresas, é que se passa a contar com o olhar crítico do operador dos equipamentos para uma manutenção preventiva diária, incentivando o seu censo de propriedade em relação às máquinas. É colocar uma aplicação moderna e conceitos da Agricultura 4.0 nas mãos de quem, de fato, executa a operação. Com isso, evitam-se paradas extras na oficina e aquelas já previstas, tornam-se mais rápidas, com menos reparos a serem realizados – em resumo, com uma ação efetiva constante, consegue-se aumentar a vida útil dos equipamentos.

Todo este controle também chega às mãos do gestor, que começa a ter uma visão nova sobre o que acontece nessa área da agroindústria, com acompanhamento constante e de onde quer que esteja – basta acessar o seu smartphone. Essas funcionalidades gerenciais mostram comparativos das metas que foram definidas em relação ao que é realizado no dia, como, por exemplo: combustível por equipamento e operação, custo de manutenção e reparos extras. O objetivo é que correções possam ser feitas antes que possíveis desvios do planejamento causem impactos aos negócios.  

Para fechar um ciclo completo para a troca segura de informações entre sistemas, a aplicação Operador Mantenedor é totalmente integrada às demais soluções vocacionadas ao agronegócio da TOTVS, como o software de gestão especialista, PIMS, e o módulo de Manutenção de Frota.

“Presenciamos um momento de retomada nos investimentos do agronegócio e isso também passa pelo planejamento das soluções que apoiarão essa nova fase. As empresas já vivem a sua transformação digital e entendem que a tecnologia será o principal motor para viabilizar o crescimento dos seus negócios. Dessa forma, nos dedicamos a conhecer em profundidade o setor, para oferecer aplicações inovadoras e aderentes para atender às suas dores”, finaliza Fábio Girardi, diretor do segmento de Agroindústria da TOTVS.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.