Guia de Software e Serviço

ABRINT orienta provedores sobre "key rollover" para evitar transtornos de internet nesta quinta (11)

Salvador, 10/10/2018 - A ABRINT (Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações) orienta os provedores de internet que utilizam o sistema DNSSEC (Domain Name System Security Extensions) sobre a importância de atualizarem seus servidores para evitarem transtornos nesta quinta-feira (11 de outubro). Nesta data acontece o "key rollover", ou seja, a mudança do certificado raiz que serve de base para a criptografia da navegação da internet.

"A ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) definiu 11 de outubro como a data para atualizar o certificado, o que é conhecido como 'key rollover'. É uma questão muito simples, os usuários do sistema DNSSEC devem apenas atualizar a chave, reiniciando servidores. Isso é um processo rápido, mas quem não fizer pode passar por problemas e é possível que a internet de seus clientes passe por breves instabilidades", explica Basílio Perez, presidente da ABRINT.

Perez ressalta a importância da atualização, mas reforça que a solução para eventuais problemas é simples. "Explicando de forma superficial: a linguagem criptográfica do sistema DNSSEC mudará e por isso é necessário reiniciá-lo. A internet pode cair se algum provedor não se preparar, mas, caso isso aconteça, basta fazer a atualização. Estamos comunicando nossos associados", complementa.

A ICANN, entidade mundial que atua sobre normas de internet, produziu um guia com detalhes a respeito do key rollover.

Baixe o App TI Bahia - Androidhttp://bit.ly/2PIjgBn ou iOShttps://apple.co/2PM44Tt

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.