Guia de Software e Serviço

Por que as empresas estão adotando a nuvem?

Claranet explica as vantagens no cotidiano do consumidor quando as marcas adotam a prática de armazenamento online

Salvador, 07/01/2019 - Empresas de todo o mundo estão aderindo a aplicações na nuvem com o objetivo de economizar tempo e dinheiro. Com soluções mais práticas e em conta, as companhias têm a possibilidade de armazenar grandes quantidades de informações para garantir segurança e agilidade em seus processos. Mas se engana quem pensa que este tipo de armazenamento pode ser interessante apenas para grandes corporações.

Já pensou como as informações do seu cartão de crédito podem estar mais seguras quando você faz uma compra em um e-commerce que tem seus dados armazenados na nuvem? Ou ainda, que as chances de seu internet banking sair do ar são bem menores se o sistema armazena online as informações de seus clientes?

De acordo com Carlos Eduardo Alves, Marketing Manager da Claranet Brasil, multinacional especializada em serviços gerenciados de TI, precisamos criar a cultura da utilização de nuvem no Brasil, pois essas ferramentas auxiliam muito no cotidiano das pessoas.

"Quantas delas já não perderam celulares, tiveram computadores quebrados ou roubados e perderam todo o conteúdo que estava apenas na memória desses dispositivos? Muitas vezes são materiais que levaram dias, meses ou anos para serem desenvolvidos. Ou mesmo fotos de viagens especiais que nunca poderão ser substituídas. Os brasileiros precisam olhar mais essas ferramentas como algo do seu dia a dia, e não apenas para utilidades nas empresas. Quando armazenamos dados na nuvem, fica muito mais simples resolver um problema de trabalho durante um jantar em família, não importa onde você estiver", explica Carlos.

Confira abaixo porque as empresas estão adotando a nuvem - e como isso pode beneficiar o cotidiano das pessoas:

Capacidade ilimitada: A nuvem oferece o benefício da capacidade ilimitada de armazenamento. Conteúdos muito pesados, organizados em várias pastas diferentes, são ideais para estar nesse tipo de ferramenta. Um detalhe importante é que a computação de nuvem é "pay as you go", isso significa que, ao invés de ter de remodelar a estrutura de um data center tradicional, quando a empresa precisa de mais espaço, basta aumentar o plano que tem com seu provedor.

Garantia: Quando algo está na nuvem, o provedor tem planos de disaster recovery. Os dados são replicados em outros pátios de servidores para garantir que a empresa nunca perca nenhuma informação. Sendo assim, companhias que têm dados dos seus clientes na nuvem podem assim oferecer uma garantia a mais aos seus clientes de que os dados estarão sempre seguros.

Segurança: Os provedores de nuvem oferecem inúmeras medidas de segurança e para os clientes isso é de extrema importância. Os dados arquivados por lá são criptografados, além de existir um investimento constante em novas estratégias de segurança, com novas atualizações de sistemas e firewalls para barrar as mais recentes ameaças em tempo real.

Acesso móvel: Armazenar arquivos e dados na nuvem permite que eles possam ser acessados e compartilhados com maior facilidade. A ferramenta serve como uma espécie de "HD online" que pode ser utilizada de qualquer lugar e até de diferentes aparelhos, guardando dados ou até ajudando a rodar aplicativos.

Colaboração: Imagina quanto tempo levaria o trabalho de criar um relatório mensal em seu trabalho, que envolvesse a ajuda de todo o seu time. Na teoria, este arquivo deveria passar por muitas versões salvas a cada vez que alguém o modificasse. Na nuvem, os arquivos podem ser acessados e atualizados em tempo real por pessoas diferentes, com a garantia de que um histórico de modificações estará disponível com todas as alterações feitas no documento, garantindo uma economia incrível de tempo e uma dor de cabeça a menos com um cliente que possa ser prejudicado por uma falha no sistema operacional da companhia.

Acompanhe as Notícias pelo Aplicativo TI Bahia para Androidhttp://bit.ly/2PIjgBn ou iOShttps://apple.co/2PM44Tt

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.