Guia de Software e Serviço

Sienge lança solução que aprimora o gerenciamento de licitações nas empresas da construção civil

Salvador, 08/03/2019 - O Sienge - especialista na gestão de empresas da Indústria da Construção – visando aprimorar os serviços oferecidos para construtoras de todos os portes lança uma nova solução voltada ao gerenciamento de obras públicas contratadas via licitações.

O módulo, presente na plataforma Sienge, dá aos gestores as ferramentas necessárias para acompanhar o andamento de licitações no Diário Oficial da União, Estados e Municípios, gerar a documentação técnica para participação em obras públicas e também gerenciar todos os aspectos deste tipo de processo.

A importação da tabela SINAPI é uma das principais novidades. SINAPI é a sigla para Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. A utilização das informações advindas desse sistema é obrigatória para a elaboração de orçamentos de obras públicas, sempre em sua versão mais atualizada. A atualização é mensal e corresponde ao custo do metro quadrado na construção civil incluindo materiais, equipamentos e mão de obra.

“Um processo bem suportado pela solução certa conduz sua construtora ou incorporadora a terá uma gestão mais eficiente de orçamento e execução das obras. As empresas de construção que possuem como foco as obras privadas também podem utilizar a solução, pois a tabela SINAPI é usada como referencial para tomada de preços e composições, também nestes casos”, esclarece a Engenheira e Analista de Negócios do Módulo Engenharia do Sienge, Gisele Anversa.

Gestão financeira e melhores cotações

O lançamento permite, ainda, uma gestão financeira apurada, uma vez que dá visibilidade aos principais indicadores do processo e também à composição dos custos das obras. Ao armazenar registros históricos das obras já realizadas, possibilita que a construtora use esses parâmetros para reduzir a margem de erro das propostas apresentadas e ser mais ágil na preparação de novas cotações.

“O processo licitatório é sempre urgente e o tempo para apresentar a documentação é curto. Em razão disso, há sempre o risco de um orçamento ser sub ou superdimensionado, o que pode vir a comprometer a saúde financeira de uma construtora”, analisa Gisele. “O novo módulo chega com o intuito de colaborar para a entrega de orçamentos mais assertivos e também no aumento da produtividade, permitindo que as empresas participem de mais processos de licitação, alavancando seus negócios”, ressalta.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.