Guia de Software e Serviço

Empresas poderão reduzir 50% do custo aumentando a rastreabilidade fiscal com o uso da Inteligência Artificial

Salvador, 15/03/2019 - A Becomex – empresa de tecnologia e consultoria especializada na área tributária, fiscal e aduaneira – desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial para automatizar o processo de rastreabilidade fiscal e aduaneira. Com ele, será possível reduzir 50% de custo neste tipo de operação. O projeto contou com o apoio da Magrathea Labs – empresa especializada no desenvolvimento de soluções para problemas desafiadores usando de engenharia de software, big data e inteligência artificial.

O algoritmo visa eliminar as barreiras para comprovar a relação entre notas fiscais de entrada e saída, registros de exportação e declarações de importação das empresas. Normalmente, em grandes volumes, além da enorme base de dados e da alta complexidade do sistema fiscal brasileiro, a atividade demandava duas a quatro semanas de trabalho árduo e manual e nem sempre resultava em dados exatos. Com a implementação, é possível realizar uma análise mais detalhada em apenas poucos dias, evitar multas por inconsistências entre os dados fiscais e aduaneiros e ainda aumentar os ganhos com recuperação de impostos e melhoria de performance na aplicação de benefícios fiscais. De acordo com Alan Fachini, Fundador e Cientista de Dados, da Magrathea Labs, "a ideia não é eliminar as atividades exercidas pelos funcionários, mas sim otimizar os processos dos clientes, aproveitando melhor os talentos da equipe, deixando-a ainda mais estratégica e menos operacional", garante.

O projeto contou com o uso da inteligência artificial por meio da plataforma DIANA – criado exclusivamente pela Becomex – para melhor uso da base de dados, com modelos de distância entre palavras e rotinas de otimização para rastrear a movimentação de cada item, desde sua origem na Declaração de Importação - DI, passando pelas notas fiscais , até a saída em um Registro de Exportação – RE.

A equipe também desenvolveu uma API para um pipeline completo de processamento dos dados. "A missão da Becomex é oferecer consultoria e tecnologias que tornem os processos fiscais das empresas mais eficazes. Com o DIANA e a parceria fundamental da Magrathea Labs, podemos aumentar ainda mais os ganhos das empresas que atendemos com recuperação de impostos, benefícios fiscais e otimização de tempo e equipe, o que já tem beneficiado diversos clientes da Becomex. A meta é que este tipo de projeto se estenda para outras companhias", conta o vice-presidente de produtos da Becomex, Rogério Borili.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.