Softwares e Serviços

TOTVS desenvolve solução baseada em Inteligência Artificial que identifica fitossanidade em plantas

Tecnologia de visão computacional e realidade aumentada da Carol detecta, pela câmera de um smartphone, o tipo de micro-organismo e o grau de infecção.

Salvador, 22/08/2019 - A TOTVS, líder brasileira no desenvolvimento de software de gestão, traz ao agronegócio uma novidade que oferece mais agilidade e eficácia na identificação de pragas em plantas. Trata-se de um novo recurso da Carol, plataforma de dados e inteligência artificial da companhia, criado pelo seu laboratório de inovação, TOTVS Labs.

A TOTVS passa a disponibilizar inteligência artificial em seu aplicativo Meu Controle Fitossanitário, que permite a inspeção fitossanitária e o manejo de armadilhas na lavoura de modo fácil e intuitivo. Com isso, a tecnologia de visão computacional e realidade aumentada da Carol identifica, com a câmera de um smartphone apontada para uma folha, o tipo de fitossanidade presente.

“Com a nova tecnologia, agricultores poderão utilizar a Carol para identificar, em tempo real, o nome do micro-organismo, o grau de infecção e os cuidados necessários”, explica Angela Gheller Telles, diretora de Manufatura, Logística e Agroindústria da TOTVS. Outra vantagem da tecnologia é a sua capacidade de indicar os possíveis agrotóxicos para combater a fitossanidade.

O monitoramento automatizado de pragas é um grande avanço ao agronegócio, já que possibilita coletar maior quantidade de dados que embasam a elaboração de práticas de controle destas espécies. Segundo dados da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), as perdas no Brasil podem chegar a R$ 55 bilhões por ano em decorrência desse mal.

Para Angela, de fato, levar dados e inteligência as lavouras democratiza os recursos da indústria 4.0. “A inteligência artificial veio para se tornar uma grande aliada do agricultor. Seus recursos tecnológicos tendem a contribuir não apenas para o aumento da eficiência e produtividade, mas também dar base para a tomada de decisões estratégicas”, completa.

mais recentes · mais antigos

® 2007-2011 TIBAHIA.COM - O portal de tecnologia da Bahia. Todos os Direitos Reservados.